Engenharia Ambiental e Sanitária Meio Ambiente Politicas públicas, Normas e Legislações Ambientais

Nos últimos anos tivemos dois grandes acidentes industriais que impactaram gravemente o meio ambiente, principalmente no Estado de Minas Gerais. O rompimento das barragens de Mariana, em 2015, e de Brumadinho, em 2019, demonstrou um passivo ambiental das companhias mineradoras no Brasil. Considerando os resíduos de mineração, os impactos ambientais associados à atividade de mineração e o seu licenciamento ambiental, assinale a alterativa correta.

  • A.

    Apenas rochas e argilas são enquadradas como substâncias minerais para licenciamento ambiental mineral.

  • B.

    Os rejeitos de mineração podem ser utilizados na produção de ladrilhos hidráulicos, blocos pré moldados, artefatos cerâmicos e sais férricos a partir do rejeito de mineração.

  • C.

    Dentre os impactos ambientais mais comuns relacionados à dimensão socioeconômica estão a atuação em área de preservação ambiental, extração ilegal de madeira nativa e rompimento de barragens.

  • D.

    Dentre os impactos ambientais mais comuns relacionados à dimensão ambiental estão a proliferação de doenças, questões fundiárias, crescimento desordenado do município e o baixo crescimento econômico e social do município envolvido.

  • E.

    Considerando a mineração do minério de ferro, predominantemente explorados no Brasil, são a hematita (Fe2O3), uns dos principais minerais de ferro, e o itabirito, formações ferríferas compostas de hematita e quartzo (sílica). Seu principal resíduo é a bauxita.