O regime hidrológico de uma região é determinado por suas características físicas, geológicas, topográficas e, também, pelo seu clima. Relacionado ao clima, um importante fator é a precipitação em suas diferentes variáveis que perpassam pelo balanço hidrológico, distribuição, modo de ocorrência, evaporação, escoamento superficial, dentre outros relevantes.
A água proveniente da atmosfera e que atinge a superfície terrestre pode vir de diferentes estados em que se encontra e possuir diversas nomenclaturas: neblina, chuva, orvalho, saraiva, geada, neve e outros. Pela capacidade de escoar, a chuva é um tipo de precipitação muito importante para a hidrologia.
Conforme a publicação “Hidrologia Básica”, disponibilizada pela Agência Nacional de Águas, leia-se:
“O movimento vertical das massas de ar é um requisito importante para a formação das precipitações, que podem ser classificadas de acordo com as condições que produzem o movimento vertical do ar. Neste sentido, o rápido resfriamento de grandes massas de ar pode ser produzido de forma ciclônica, orográfica e convectiva. Normalmente quando ocorre a precipitação, mais de um desses processos são ativados.”
https://capacitacao.ana.gov.br/conhecerh/bitstream/ana/2514/1/Unidade_1.pdf
Nesse âmbito específico, quais as corretas características associadas às precipitações frontais ou ciclônicas?
Estão associadas com curta duração, apresentando intensidade moderada a alta, espalhando-se por áreas pequenas e específicas.
Estão associadas com a quebra do equilíbrio estável da atmosfera com a ocorrência de ascensão brusca e violenta do ar menos denso, que é capaz de atingir grandes altitudes. Essas precipitações costumam ser de grande intensidade e curta duração, concentradas em pequenas áreas.
Estão associadas com ascensão mecânica, acontecem quando uma corrente de ar úmido horizontal é forçada a passar por uma barreira natural.
Estão associadas com o movimento de massas de ar de regiões de alta pressão para regiões de baixa pressão. A diferença de pressão normalmente é causada por aquecimento desigual da superfície terrestre.