No Brasil, a situação ambiental em termos de poluição
atmosférica deve melhorar com as perspectivas de mudança na
matriz energética, como a introdução das usinas termelétricas a
combustíveis fósseis.
Nas zonas urbanas, os fluxos de energia e de massa estão
concentrados, sendo a maior parte da energia importada.
Com o emprego da energia e da massa, há uma reversão para
um estado difuso e não-concentrado, cuja expressão é calor
e dejetos.
A lenha e o carvão vegetal são produtos tradicionais das florestas, utilizados como combustíveis sólidos decorrentes do uso da energia solar via fotossíntese. Para o aproveitamento desse potencial energético, é CORRETO afirmar que:
A
Árvores que atingem seu máximo crescimento (clímax), desprendem cada vez mais oxigênio e menos gás carbônico.
B
Florestas em regeneração apresentam áreas de respiração e de fotossíntese equivalentes, proporcionando um equilíbrio dinâmico com o meio, levando ao incremento da biomassa.
C
A fase final de vida das árvores é caracterizada por alterações em sua fisiologia, o que se evidencia pelo acréscimo da atividade fotossintética, apesar da redução de crescimento.
D
A produtividade bruta de uma comunidade vegetal mantém relação entre o índice de área foliar e a proporção de tecidos lenhosos, que não fazem fotossíntese ou que apenas respiram.