Questões de Concurso sobre Tratamento de Água

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.577 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Quando a água bruta não pode ser tratada por filtração direta ascendente ou descendente, as que também não precisa de um tratamento convencional, a tecnologia de tratamento de água indicado é:

A
Coagulação

B
Dupla filtração.

C
Filtração ascendente.

D
Desinfecção.
Para dosar a concentração recomendada de sulfato de alumínio, uma ETA utiliza 50 kg do produto diariamente. O volume de solução necessário, a 5%, a ser consumido diariamente será de:

A
500 litros.

B
750 litros.

C
1000 litros.

D
1500 litros.

E
2500 litros.

Em relação aos Sistemas de tratamento de água e esgoto, avalie os itens abaixo:

I - Além de apresentar baixo custo de implementação e operação, o reator UASB apresenta alta eficiência na remoção de coliformes, nitrogênio e fósforo, porém necessita de alto custo de implementação e operação.

II - O Sistema de logo ativado convencional apresenta baixa eficiência na remoção de DBO e impossibilidade de remoção biológica de nitrogênio e fósforo.

III - O processo de lagoas Facultativas é essencialmente natural, não necessitando de nenhum equipamento.

IV - Em estação de tratamento de água, os produtos químicos que podem ser utilizados nas etapas de coagulação, ajuste do pH, abrandamento e desinfecção, são sulfato férrico, ácido clorídrico, cal hidratada e cloro, respectivamente.

V - Um tipo de Estação de Tratamento de Água é a “Estação Convencional”, que realiza o tratamento completo da água composto de: coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, fluoretação e correção de pH. Estão corretas as afirmativas:


A
I, II e III, apenas.

B
II, IV e V, apenas.

C
III, IV e V, apenas.

D
IV e V apenas.

E
I, IV e V, apenas.

Quando se observam, num sistema de tratamento de águas residuárias de atividade agropecuária, lagoas extensas, rasas, com profundidade por volta de um metro e alta incidência de radiação solar, sabe-se que o efeito almejado é a desinfecção para remoção de contaminantes patogênicos.


Essa descrição corresponde à lagoa


A

facultativa.


B

anaeróbia.


C

de maturação.


D

sanitária.


E

aerada.

A coagulação seguida de floculação é empregada para a remoção de cor nas águas naturais, causada pela presença de substâncias orgânicas e de substâncias húmicas, como ácidos húmicos e fúlvicos.

C
Certo

E
Errado
Lagoas de estabilização são grandes tanques com profundidades que variam geralmente entre 1 e 4 metros, onde as águas residuárias são tratadas inteiramente por processos naturais. Ainda com relação a esse processo de tratamento, pode-se afirmar que, EXCETO:

A
As necessidades de manutenção são mínimas, podendo ser executadas por pessoal não especializado, resumindo-se basicamente a corte regular da vegetação que protege o talude e a remoção de escuma.

B
A remoção de patogênicos – além de cistos e parasitos – é consideravelmente maior do que nos outros processos de tratamento, sendo que a concentração de patogênicos pode chegar a menos do que 5000 CF / 100 mL.

C
Podem suportar muito bem choques de carga orgânica, embora sejam muito vulneráveis a sobrecargas hidráulicas, pela dificuldade em promover mudanças operacionais.

D
O alto pH prevalecente nas lagoas favorece a precipitação dos metais pesados tóxicos sob a forma de hidróxidos, que poderão ser removidos do efluente pela acumulação no lodo do fundo.

E
As algas produzidas nas lagoas são fonte potencial de alimento de alto teor proteico, o que pode s e r explorado conveniente e economicamente através da criação de peixes.

Um método indireto de monitorar a qualidade da água é o teste de coliformes fecais (TCF), utilizado para avaliar a contaminação de corpos de água. O teste assume que há um grande número de bactérias Escherichia coli no intestino humano, que são eliminadas com as fezes.

Esse teste, realizado em regiões tropicais, pode fornecer resultados enganosos: os chamados falso positivo e falso negativo.

Com relação a esses resultados, analise as afirmativas a seguir.

I. Em climas tropicais a bactéria Escherichia coli pode viver e se reproduzir fora do corpo humano por muitas gerações.

II. Podem existir patógenos na água sem que nessa água exista a bactéria Escherichia coli.

III. O nível de acerto do TCF é muito alto e, por isso, seus resultados são igualmente válidos para regiões tropicais e temperadas.

Assinale:


A

se apenas a afirmativa II estiver correta.


B

se apenas a afirmativa III estiver correta.


C

se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.


D

se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.


E

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Os volumes de sedimentos transportados por um curso de água podem ser determinados por medições das descargas sólidas por arraste e em suspensão, amostragem de material do leito do curso de água e levantamentos topobatimétricos.


C
Certo

E
Errado

A filtração lenta, filtração direta ascendente e filtração direta descendente são tecnologias de tratamento de água que dispensam a coagulação química.


C
Certo

E
Errado

A aeração pode melhorar de forma significativa a qualidade da água potável que é fornecida à população. Com relação à citação acima, analise as afirmativas a seguir.

I. A aeração da água evita a possibilidade da depleção de oxigênio feita pelos decompositores, evitando assim o que seria o indesejável estágio final da eutrofização.

II. A aeração da água facilita a produção de metano que funciona como agente bactericida e fungicida.

III. A aeração da água acelera a decomposição de detritos acumulados, melhorando a qualidade da água.

Assinale:


A

se somente a afirmativa I estiver correta.


B

se somente a afirmativa II estiver correta.


C

se somente a afirmativa III estiver correta.


D

se somente as afirmativa I e II estiverem corretas


E

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

A água de lençóis subterrâneos muito profundos são geralmente de boa qualidade e apresentam uma uniformidade na sua composição. Porém é comum verificar nessas águas problemas como falta de oxigênio dissolvido, existência de substâncias como ferro, ácidos e gás carbônico. Decorrente dessas características, um processo utilizado para o seu tratamento, entre outros, é

A
o arejamento.

B
a flotação.

C
a decantação.

D
a coagulação.

E
o controle de alcalinidade.

O processo de tratamento de água para abastecimento público é constituído de várias etapas, dependendo do grau de poluição da represa ou rio em que a água é captada, conforme representado no esquema a seguir.


GRADEAMENTO – I – II – FILTRAÇÃO EM AREIA – III


As etapas do tratamento da água de abastecimento, que correspondem aos números I, II e III desse esquema, nesta ordem, são:


A

adição de produtos químicos (bicarbonato de sódio e sulfato de sódio), decantação e cloração.


B

filtração com carvão ativado, filtração em areia e adição de produtos químicos (hidróxido de alumínio e flúor).


C

cloração, adição de produtos químicos (sulfato de alumínio e óxido de cálcio) e filtração em filtro-prensa.


D

adição de produtos químicos (cloreto de magnésio e carbonato de cálcio), decantação e cloração.


E

adição de produtos químicos (sulfato de alumínio e óxido de cálcio), decantação e cloração.

Relacione as tecnologias de tratamento de água com suas respectivas características.


1. Troca iônica

2. Floculação

3. Decantação ou sedimentação

4. Coagulação


( ) Processo no qual se promove uma agitação lenta da água com objetivo de promover o contato entre as impurezas de forma a aumentar o tamanho das mesmas para posterior remoção em etapa posterior.

( ) Processo no qual se adiciona um composto químico e se promove uma agitação rápida visando desestabilizar as impurezas presentes na água e facilitar o aumento das mesmas em etapa posterior.

( ) Processo no qual se promove a passagem da água um tanque, a velocidade controlada, para que as impurezas sejam depositadas.

( ) Processo que objetiva remover a dureza e contaminantes inorgânicos da água, percolando‐a em uma coluna contendo zeólitos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A

2 – 3 – 4 – 1.


B

2 – 4 – 3 – 1.


C

3 – 4 – 1 – 2.


D

3 – 1 – 2 – 4.


E

4 – 1 – 2 – 3.

A filtração é uma operação da etapa de tratamento de água denominada


A

clarificação.


B

cloração.


C

coagulação.


D

eutrofização.


E

floculação.

Assinale a alternativa que indica a etapa do tratamento público da água em que o cloro é usado.


A

Aeração.


B

Coagulação.


C

Desinfecção.


D

Filtração.


E

Floculação.

O processo de tratamento de água, utilizado em diversos setores da indústria, em que estão envolvidos os três estados físicos da matéria sólido, líquido e gasoso, é

A
a filtração.

B
o alcalino.

C
o convencional.

D
a fluoretação.

E
a flotação.

A maior parte das substâncias orgânicas que causam sabor, odor, cor e toxidade à água pode ser adsorvida em carvão ativado, em pó ou granulado, durante o tratamento da água.


C
Certo

E
Errado

Muitas doenças podem ser adquiridas pelos seres humanos que entram em contacto com águas de esgotos domésticos não tratados.

Assinale a alternativa que indica o conjunto de doenças que não são transmitidas por vetores, mas dependem do contacto com esgotos ou com águas que recebem esgotos.


A

Febre tifóide, cólera, hepatite A e dengue.


B

Giardiase, esquistossomose, cólera e hepatite A.


C

Esquistossomose, giardiase, doença de Chagas e dengue.


D

Febre tifóide, cólera, febre amarela e denque.


E

Giardiase, dengue, febre amarela e doença de Chagas.

Os sistemas de tratamento térmico de resíduos sólidos operam à temperatura mínima de 800 ºC e são fontes potenciais de emissão de poluentes orgânicos persistentes, como dioxinas e furanos.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado