Imagem de fundo

Entre os sistemas de esgotamento sanitário existentes, optou-se no Brasil pela adoção d...

Entre os sistemas de esgotamento sanitário existentes, optou-se no Brasil pela adoção do sistema conhecido por separador absoluto que, segundo a NBR 9.648/1986 da ABNT, corresponde ao conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar somente esgoto sanitário a uma disposição final conveniente, de modo contínuo e higienicamente seguro. Por outro lado, o sistema de esgotamento sanitário conhecido como unitário consiste na coleta de águas pluviais e esgotos domésticos em uma única rede coletora. Diante do exposto indique a opção INCORRETA.

A

As canalizações do sistema separador absoluto são de dimensões menores, possibilitando o emprego de manilhas cerâmicas e outros materiais, como o PVC, facilitando sua execução e reduzindo os custos de implantação.

B

As estações de tratamento de esgoto são mais onerosas quando se utiliza o sistema separador absoluto, devido ao aumento da vazão afluente à estação e às descontinuidades na qualidade do esgoto a ser tratado.

C

As condições para o tratamento do esgoto no sistema separador absoluto são melhoradas, evitando-se a poluição das águas receptoras por ocasião das extravazões que se verificam nos períodos de chuvas intensas.

D

A implantação independente dos sistemas (pluvial e sanitário), no sistema separador absoluto, permite a construção por etapas e em separado de ambos, inclusive desobrigando a construção de galerias pluviais em algumas ruas.

E

O sistema separador absoluto permite a instalação de coletores de esgotos sanitários em vias sem pavimentação, pois essa situação não interfere na qualidade dos esgotos coletados, já que o material sólido oriundo dos leitos das vias públicas não será coletado pela rede coletora de esgoto, como ocorre no sistema unitário.O sistema separador absoluto permite a instalação de coletores de esgotos sanitários em vias sem pavimentação, pois essa situação não interfere na qualidade dos esgotos coletados, já que o material sólido oriundo dos leitos das vias públicas não será coletado pela rede coletora de esgoto, como ocorre no sistema unitário.