O gerenciamento de um projeto consiste na eficaz e eficiente coordenação de recursos humanos, materiais, financeiros e de esforços para se obter, ao final do prazo pré-estabelecido, a obra construída atendendo o custo a qualidade e o risco. Sobre as ferramentas de gerenciamento de projetos é INCORRETO afirmar que:
Em um gráfico de Gantt, ou cronograma de barras, listam-se as atividades de um projeto em uma coluna e as respectivas durações, representadas por barras horizontas em colunas adjacentes.
Redes de atividades em setas são ferramentas empregadas para o planejamento e controle de projetos. Técnicas como PERT/CPM, Neopret e rede de procedência são exemplos de redes de atividades em setas.
Em uma rede PERT/CPM o caminho crítico é a sequência de atividades críticas compreendidas entre o início e o fim da rede. As atividades críticas apresentam as menores folgas totais e livres.
O método da linha de balanço é costumeiramente empregado em obras com atividades repetitivas. Em um gráfico de linhas de balanço tem-se no eixo das abcissas o tempo e nas ordenadas os valores acumulados do andamento planejado de cada unidade do conjunto. Nesta metodologia a declividade de cada reta indica o ritmo no qual a atividade deverá ser executada.
A distribuição de recursos ao longo do tempo de sua utilização, como materiais, mão de obra e equipamentos pode ser presentada por histogramas ou curvas S. No eixo das abcissas tem-se o tempo e nas ordenadas são marcados os percentuais ou volume de recursos consumidos.