O princípio fundamental de um para-raios está relacionado com o efeito de pontas. Assinale a alternativa que NÃO corresponde ao efeito de pontas com cargas eletrostáticas.
A haste de metal com extremidade pontiaguda serve para facilitar a entrada das descargas elétricas, conduzindo-a para o solo.
O campo elétrico fica cada vez mais intenso, até ultrapassar a rigidez dielétrica do ar. Uma vez atingido o limite, o ar se ioniza, formando um caminho condutor até as nuvens. A partir desse momento ocorrem as descargas elétricas.
A haste de metal com extremidade pontiaguda serve para acumular as cargas elétricas, seguindo o princípio do poder das pontas. Essas cargas ionizam o ar, fazendo com que a região ao seu redor descarregue-se eletricamente para o solo.
O campo elétrico não é nulo em materiais condutores convencionais porque a carga distribui-se em torno da superfície. Se o condutor possui uma extremidade pontiaguda, as cargas em excesso tendem a se afastam desse local. Esse fenômeno é chamado de poder das pontas.
Uma nuvem eletrizada que esteja passando nas proximidades de um para-raios interage com ele, provocando indução eletrostática. Cargas elétricas de sinal contrário ao da nuvem são induzidas nas pontas metálicas do para-raios, e um forte campo elétrico vai se formando em suas vizinhanças.