Sapatas são estruturas de volume usadas para transmitir ao terreno as cargas de fundação. Quando a altura da sapata é superior a um terço da diferença entre a dimensão de sua base e a respectiva dimensão do pilar (nas duas direções) ela é denominada rígida. Caso contrário é considerada flexível.
Sobre as definições, o dimensionamento e a execução de sapatas, assinale a afirmativa correta.
Nas sapatas flexíveis a distribuição das tensões de contato sapata-solo pode ser admitida uniforme e por isso é dispensada a verificação da punção.
A sapata comum a mais de dois pilares não alinhados é denominada de sapata corrida. Caso os pilares estejam alinhados, é denominada de sapata associada.
As sapatas isoladas não podem ter dimensões inferiores a 60 cm em planta, e o fundo da cava deve ser regularizado com lastro de concreto não estrutural.
A armadura de punção das sapatas rígidas deve ser uniformemente distribuída na largura da sapata; deve também ter dimensão em planta suficiente para permitir a ancoragem da armadura de arranque.
Após a concretagem da sapata, o solo de apoio da sapata deve ser vistoriado para confirmação in loco da capacidade do material; antes do término da cura do concreto deve ser procedido o reaterro compactado da cava.