

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A figura abaixo ilustra, de forma resumida, o resultado de um ensaio granulométrico em um solo:

Observando essa figura pode-se dizer que, aproximadamente:
40% das partículas têm diâmetro superior a 0,07mm.
80% das partículas têm diâmetro superior a 5mm.
25% das partículas têm diâmetro inferior a 0,02mm.
40% das partículas têm diâmetro inferior a 0,5mm.
70% das partículas têm diâmetro inferior a 4mm.
Uma diferença importante entre um muro de arrimo por gravidade e um muro de arrimo por flexão reside no fato de que:
o muro por gravidade é constituído de concreto simples, enquanto o de flexão é constituído de concreto armado.
o muro por gravidade resiste às forças pelo seu próprio peso, enquanto o de flexão utiliza seu próprio peso e o do solo contido.
o muro por gravidade pode suportar cargas no seu topo, enquanto o de flexão deve ter sua crista livre de esforços.
o muro por gravidade utiliza somente concreto em sua construção, enquanto o de flexão utiliza blocos de pedra e concreto.
o muro por gravidade não pode ser reaproveitado para outros locais, enquanto o de flexão pode ser removido e utilizado em outra obra.
Nos solos não coesivos, os índices de vazios máximo e mínimo constituem-se nos parâmetros básicos para avaliação do estado de:
umidade.
resistência.
compacidade.
condutividade.
espelhamento.
Em qual ensaio a energia de compactação é dada pela equação:
E = (n * N * P * H) / V
Sendo:
E - energia a ser aplicada na amostra de solo.
n - número de camadas a serem compactadas no cilindro de moldagem.
N - número de golpes aplicados por camada.
P - peso do pilão.
H - altura de queda do pilão.
V - volume do molde.
Ensaio de “Casa Grande”.
Ensaio de Proctor.
Ensaio de Los Angeles.
Ensaio de Terzaghi.
Nenhuma das anteriores.
Duas equipes de campo saem para executar uma compactação, em solos argilosos e arenosos, respectivamente.
Nessas circunstâncias, as equipes escolhem
rolos de pé de carneiro e rolos vibratórios.
tratores de esteiras e rolos de pé de carneiro.
rolos vibratórios e rolos pneumáticos de pneus pequenos.
rolos vibratórios e compactadores manuais de pé de carneiro.
rolos pneumáticos de pneus pequenos e rolos pneumáticos de pneus grandes.
A classificação das argilas, segundo consistência, pode variar de muito mole a dura.
Uma argila ensaiada em laboratório foi classificada como muito rija, pois apresentou resistência à compressão, em KPa,
entre 50 e 100
entre 100 e 200
entre 125 e 150
entre 200 e 400
> 400
Um silo para armazenamento será construído e apoiado sobre um maciço de solo. Dadas as características do silo para armazenamento: base quadrada de 5 m de lado e altura de 3 m, massa específica do silo mais material armazenado: 2000 kg/m³. Qual é o carregamento provocado pelo silo cheio no solo? Adotar g = 10 m/s².
60 kPa.
6000 kPa.
80 kPa.
8000 kPa.
As obras de engenharia interagem entre si e com o meio ambiente. Todas as obras possuem uma base e, assim, sempre possuem um vínculo com o solo. Aponte a alternativa CORRETA sobre o estudo da mecânica dos solos.
Em solos saturados, as tensões normais desenvolvidas serão suportadas pelas partículas sólidas e independem da água presente nos vazios.
O SPT (Standard Penetration Test) é uma sondagem a percussão que pode ser realizada em locais de difícil acesso, a um custo relativamente baixo, com a qual se determina a resistência do solo, bem como o nível da água.
Em solos saturados, as tensões cisalhantes são suportadas pelas partículas sólidas e pelos vazios preenchidos por água.
Ensaio de conepenetrometria (CPT) pode avaliar continuamente resistência não drenada de solos argilosos.
As tensões geostáticas horizontais em um maciço de solo podem ser desprezadas no cálculo dos esforços do solo sobre estruturas de contenção, a exemplo dos muros de arrimo.
O estado de um solo, quando sua umidade se encontra entre os limites de plasticidade e de contração, é denominado
semi-sólido.
líquido.
plástico.
sólido.