

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É o processo utilizado para estabilização de taludes, podendo ser temporário ou permanente. Consiste na introdução no solo com equipamento constituído de trado helicoidal, normalmente leve, que pode ser manuseado por um ou dois operários. Após a perfuração é introduzida armação, e em seguida procede-se ao preenchimento do furo com nata de cimento. Posteriormente é executada uma parede de concreto projetado, armada, normalmente com tela soldada. Os procedimentos referem-se:
ao grampeamento do solo.
à aceleração do processo de adensamento.
ao processo da terra armada.
aos drenos de areia.
as geogrelhas.
Dentre as propriedades físicas e mecânicas de maior interesse no campo rodoviário, destacam-se as seguintes: permeabilidade, capilaridade, compressibilidade, elasticidade, contratilidade e expansibilidade e resistência ao cisalhamento. Assinale a opção que corresponde à correta definição de “contratilidade”.
Propriedade que os solos apresentam de recuperar a forma primitiva, cessado o esforço deformante.
Propriedade que os solos apresentam de poder absorver água por ação da tensão superficial, inclusive opondo-se à força da gravidade.
Propriedade que os solos apresentam de se deformar, com diminuição de volume, sob a ação de uma força de compressão.
Propriedade que os solos apresentam de ter seu volume reduzido por diminuição de umidade.
Em uma obra de terraplenagem de compensação de corte para aterro em uma estrada vicinal, foi realizado um serviço de escavação, carga e transporte de material de primeira categoria. Sabendo-se que o volume de material no corte era de 500 m3 , o volume solto transportado foi de 625 m3 e o volume após compactado no aterro foi de 400 m3 , a contração do solo foi de:
20%;
25%;
36%;
64%;
80%.
Relacione os processos de investigação do subsolo para fins de projeto de fundações de estruturas às respectivas características.
1. Sondagens a trado
2. Sondagens à percussão, com SPT
3. Sondagens rotativas
4. Poços
( ) As perfurações são executadas com trado manual tipo cavadeira.
( ) As perfurações são realizadas em elementos de rocha que precisem ser ultrapassados ou caracterizados.
( ) As perfurações são capazes de ultrapassar o nível d´água e atravessar solos relativamente compactos ou duros.
( ) As escavações são manuais e geralmente não escoradas.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Para a construção do muro de arrimo esquematizado na figura a seguir, considere os seguintes dados:

O empuxo total na situação de repouso que o solo silte arenoso exerce sobre o muro de arrimo é, em kN, igual a