Dentro dos conceitos dos PROCEDIMENTOS E ROTINAS DE CONSERVAÇÃO E MANUTENÇÃO de edificações é correto afirmar:
Pinturas, na constatação de falhas ou manchas, ou mesmo em caso de conservação preventiva de qualquer pintura de componente da edificação, não sendo necessário a realização do lichamento completo da área ou componente afetado, tratamento da base ou da causa do aparecimento das manchas ou falhas, quando houver.
Revestimento de Pisos, se placas ou peças do revestimento se destacarem, deverá ser retirado o revestimento de toda a área em volta e verificar a existência ou não de problemas na estrutura do piso. Se houver problemas de dilatação excessiva, recomenda-se a substituição de todo o piso por elementos mais flexíveis.
Coberturas, a recomposição de elementos da cobertura deve ser feita sempre que forem observados vazamentos ou telhas quebradas. Para inspeção ou troca de elementos pode ser feito de forma aleatória sem imprescindibilidade de acompanhamento de profissionais específicos.
Extintores de Incêndio, os serviços de inspeção, manutenção e recarga de extintores de incêndio deverão ser realizados de conformidade com a Norma NBR 8495, que especifica a frequência de inspeção.
Alvenarias, deve-se descascar ou retirar o revestimento de todo o componente, deixando à mostra a trinca, rachadura ou área deteriorada. Procede-se, então, ao seu alargamento e verificação da causa para sua correção. Após a correção, deverá ser feito preenchimento com argamassa de cimento e areia no traço volumétrico 1:1, até obter-se um nivelamento perfeito da superfície.