O refrigerante pode ser definido como uma bebida gaseificada, obtida pela dissolução, em água potável, de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcar e obrigatoriamente saturado de dióxido de carbono (VENTURINI FILHO, Waldemar Gastoni. Bebidas não alcoólicas: ciência e tecnologia. São Paulo, Blucher, 2010).
Analise as afirmações, a seguir, acerca dos ingredientes que podem ser utilizados para produção de refrigerante.
I. Conservante: devido ao fato de o pH ser muito reduzido, não há necessidade de adição de conservantes na maioria dos refrigerantes de frutas.
II. Água: ingrediente de maior participação na composição dos refrigerantes, devendo, obrigatoriamente, apresentar baixa alcalinidade.
III. Açúcar: o xarope utilizado inicialmente para adoçar pode ser a sacarose, mas a forte acidez no produto final promove a inversão da sacarose em glicose e frutose.
IV. Ácido fosfórico: utilizado apenas nos refrigerantes tipo cola, pois ele pode promover modificações organolépticas e de aspecto nos refrigerantes produzidos a partir de frutas.
V. Corantes: a adição de corantes é inevitável, mas apenas aqueles considerados naturais são permitidos pela legislação brasileira para uso em refrigerantes.
É correto apenas o que se afirma em
I e II.
III e V.
I, III e V.
I, II e IV.
II, III e IV.