Uma Rede SDH é definida como o conjunto de equipamentos e meios físicos de transmissão, componentes de um sistema digital síncrono de transporte de informações que tem por objetivo fornecer uma infraestrutura básica para redes de dados e voz, atualmente utilizada em muitas empresas que prestam serviços de Telecomunicações, públicos e privados, em todo o mundo.
Uma vantagem dessas redes consiste em
utilizar uma arquitetura de multiplexação assíncrona e padronização tanto em nível de equipamentos como de interfaces, o que permite o crescimento para níveis mais altos de multiplexação e taxas de bits.
empregar uma estrutura de multiplexação rígida, o que vai permitir o transporte de sinais analógicos PDH de células ATM e o acesso aos tributários de qualquer hierarquia num único equipamento.
suportar equipamentos que empregam recursos e procedimentos de proteção tanto nas interfaces de tributários quanto na rede, consequência da facilidade de implementação das fibras ópticas em ligações multiponto em topologias anel.
empregar um tipo de cabeçalho padrão no frame SDH, que vai facilitar a gerência da administração, da operação e da manutenção, de forma descentralizada e independente da rede.
utilizar uma forte padronização do SDH, o que vai proporcionar maior e melhor compatibilidade entre equipamentos de fabricantes diferentes, tanto através de interfaces elétricas quanto ópticas.