Imagem de fundo

Em relação a componentes e circuitos elétricos, é correto afirmar que:

Em relação a componentes e circuitos elétricos, é correto afirmar que:

A

o resistor é um elemento passivo, pois dissipa energia; já o capacitor e o indutor ideais são elementos ativos, pois armazenam energia.

B

o valor de um capacitor determinado é definido pela relação C = Q / V, onde Q é a quantidade de carga e V é a tensão sobre o capacitor. Pode-se notar na expressão que, quando V aumenta, C diminui e, assim, C = f(V), ou seja, C varia com a tensão aplicada.

C

a equação que estabelece a relação entre corrente instantânea [i(t)] e tensão instantânea [v(t)] em um indutor L, não negativo, é dada por v(t) = L. di(t)/dt; essa equação indica que esse dispositivo (L) não é linear.

D

a lei de Kirchhoff (que trata da soma algébrica das correntes em um nó) é válida para todos os circuitos concentrados e não-concentrados, sejam eles lineares ou não, ativos, passivos e mesmo variável com o tempo.

E

o modelo de um resistor linear (R) é sempre uma reta no plano i(t) como ordenada e v(t) como abscissa (R 0 e positivo); ou seja, é uma reta com coeficiente de inclinação dado por p = 1 / R. A reta, portanto, passa pela origem e pelo primeiro e terceiro quadrantes.