Imagem de fundo

Ao se considerar o fator climatização a ser implementado em um edifício, duas opções fo...

Ao se considerar o fator climatização a ser implementado em um edifício, duas opções foram apresentadas: sistema central de água gelada com HCFC22, usando fan-coils e dutos com volume de ar variável; e sistema multi-split VRF. Em relação a essas opções tecnológicas, assinale a opção correta.

A

O sistema VRF (vazão de refrigerante fixa) permite reduzir o custo inicial, já que não há necessidade de módulos eletrônicos de controle de capacidade, que são muito caros.

B

Entre as duas opções, o sistema multi-split VRF tem menor custo inicial porque dispensa o uso de dutos e de salas de máquinas.

C

Ao contrário do sistema central de água gelada, um sistema VRF utiliza gases ecológicos em quantidades bem menores, permitindo, dessa forma, redução dos custos devido ao refrigerante, além de causarem menor impacto ambiental em termos de emissões de gases de efeito estufa.

D

Um sistema VRF dispensa totalmente o uso de dutos, o que reflete em uma grande redução nos custos iniciais e operacionais na implantação desse sistema.

E

Em momentos de baixa demanda (baixa carga térmica), o sistema VRF deve operar com velocidades artificialmente mais elevadas, a fim de garantir o retorno de óleo ao compressor.