Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Conceitos Básicos

Quando há possíveis soluções para o tratamento de fatores que afetam a qualidade da energia elétrica, é correto afirmar que:
  • A. uma solução indicada para mitigar os efeitos da variação de tensão causada por descargas atmosféricas é o uso do dispositivo diferencial residual (DR), combinado com a equipotencialização pela conexão de todas as cargas ao sistema de aterramento da instalação, conforme previsto na NBR 5419.
  • B. a distribuição equilibrada das cargas monofásicas que compõem uma unidade consumidora pode reduzir a circulação de corrente de sequência negativa que afeta, por exemplo, o desempenho de motores de indução.
  • C. o emprego de cargas lineares que utilizam fontes chaveadas, como, por exemplo, televisores, computadores e equipamentos de som, contribui para reduzir o efeito flicker provocado pela flutuação de tensão.
  • D. a transposição de fases em linhas de transmissão que operam em tensões iguais ou superiores a 230kv eliminam as componentes harmônicas de ordem ímpar que costumam trazer as amplitudes relevantes.
  • E. a utilização de elementos de compensação, como banco de capacitores, tem efeito sobre o fator de potência de uma unidade consumidora, de forma a proporcionar o aumento da potência reativa naquela instalação.