Um motor síncrono trifásico aciona uma carga e opera a 1200 rpm quando alimentado por uma fonte de tensão em 60 Hz. Após um intervalo de tempo, a frequência de alimentação da tensão é reduzida para 50 Hz, mas sua magnitude permanece inalterada, e o motor atinge a primeira condição de operação em regime permanente. Logo, em seguida, há um aumento gradual de sua carga mecânica e, após alguns segundos, o motor volta a operar definitivamente em regime permanente.
Com base nas informações e na cronologia dos eventos apresentados acima, analise as proposições.
I. Este motor possui três pares de polos e quando a frequência passa de 60 Hz para 50 Hz, a velocidade angular do motor fica em aproximadamente 100 rad/s.
II. A velocidade angular deste motor é de aproximadamente 50 rad/s na condição final de todo processo descrito, pois o motor possui seis polos.
III. Ao atingir a primeira condição operativa, em regime permanente, pode-se afirmar que o ângulo de carga para a máquina, operando em 50 Hz, é menor que o ângulo para a mesma operando a 60 Hz.
IV. Para o ângulo de carga permanecer inalterado, durante o primeiro estágio de regime permanente, é necessário multiplicar a magnitude da tensão de campo inicial (V em 60 Hz) por 5/6.
V. Após atingir a condição final de regime permanente, pode se concluir que o ângulo de carga final é maior que o da condição operativa inicial.
Assinale a alternativa correta.
( ) Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
( ) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
( ) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
( ) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
( ) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.