Imagem de fundo

As lâmpadas modernas tipo LED possuem uma etiqueta padronizada pelo INMETRO, na qual co...

As lâmpadas modernas tipo LED possuem uma etiqueta padronizada pelo INMETRO, na qual constam a potência elétrica ativa consumida pela lâmpada, seu fluxo luminoso, sua eficiëncia luminosa e o selo de aprovação registrado pelo INMETRO junto à entidade certificadora. A respeito da eficiência luminosa, é correto afirmar que

A

se trata de uma medida empírica direta, obtida em ensaios de tipo pela entidade certificadora. Seu conhecimento serve como orientação para a compra de um produto, mas não tem uso no projeto de luminotécnica.

B

é uma medida que se aplica a lâmpadas de tecnologia LED e fluorescentes, calculada como a razão entre suas potências e a potência de uma lâmpada incandescente equivalente. Seu conhecimento é fundamental para a escolha da lâmpada no projeto de luminotécnica.

C

é uma medida percentual, que se aplica a lâmpadas de qualquer tecnologia (incandescente, fluorescente, LED, etc.), calculada como a razão entre a potência elétrica consumida e a potência luminosa emitida, ambas em [W], vezes 100 [%]. Seu conhecimento é fundamental para a escolha da lâmpada no projeto de luminotécnica.

D

é uma medida em [lm/W], que se aplica a lâmpadas de qualquer tecnologia (incandescente, fluorescente, LED, etc.), e que é calculada pela razão entre o fluxo luminoso individual da lâmpada e a potência elétrica consumida por ela. Seu conhecimento é fundamental para a escolha da lâmpada no projeto de luminotécnica.

E

é uma medida em [W/lm], que se aplica a lâmpadas de qualquer tecnologia (incandescente, fluorescente, LED, etc.), e que é calculada pela razão entre a potência elétrica consumida pela lâmpada e o fluxo luminoso individual produzido por ela. Seu conhecimento serve como orientação para a compra de um produto, mas não tem uso no projeto de luminotécnica.