Imagem de fundo

A curva de Energia Disponível (ED) de um aterro concebido para geração de energia com m...

A curva de Energia Disponível (ED) de um aterro concebido para geração de energia com manejo de resíduos sólidos urbanos está representada na Figura 9. Nela, em t=0, ocorre o início de funcionamento do aterro, que receberá resíduos até o décimo nono ano, tendo como Potência Disponível (PD) a curva apresentada na Figura 9. A partir do 19º ano, o aterro não receberá mais resíduos, porém continuará com capacidade de produção de energia.


Após realização de estudos de viabilidade técnico-econômica, chegou-se à conclusão que o aproveitamento desta energia deverá ser realizado por conjuntos motor de combustão interna acoplados a geradores. Suponha que a vida útil de todos os conjuntos seja sempre igual a 10 anos, que cada conjunto gere 2 MW e que em nenhum instante se possa ter mais capacidade de geração (CG) que Potência Disponível (PD). O número mínimo de conjuntos deve ser utilizado entre o período de 2 a 36 anos para que as condições acima sejam satisfeitas.


A Tabela abaixo explicita a CG por intervalo de tempo.



Com base na informação e na Tabela, o número mínimo de conjuntos que devem ser utilizados entre o período de 2 a 36 anos para que as condições acima sejam satisfeitas é:

A

( ) 5 conjuntos motor-gerador.

B

( ) 9 conjuntos motor-gerador.

C

( ) 7 conjuntos motor-gerador.

D

( ) 6 conjuntos motor-gerador.

E

( ) 8 conjuntos motor-gerador.