Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Sistemas Elétricos de Potência Geração de Energia

Com relação aos sistemas de distribuição de gás natural, é correto afirmar:

  • A.

    Como a maior parte das redes de gás é de pequeno diâmetro e é confeccionada em plásticos tipo PP e PE, as juntas são estáveis a vazamentos localizados, reduzindo ao máximo as perdas no transporte do gás dos locais produtores até os centros consumidores.

  • B.

    As emissões fugitivas, em maior parte, ocorrem através de pequenos vazamentos por juntas existentes nas tubulações e seus componentes. Também podem ocorrer vazamentos por acidente ou por operações de manutenção ou manobra do sistema.

  • C.

    As redes em ferro fundido que compõem a grande maioria da distribuição para os centros consumidores possuem perdas da ordem de 25%, o que está sendo corrigido pela inclusão de contaminantes no gás que vedam as juntas, sem diminuir a qualidade do gás.

  • D.

    O gás natural, por ser mais denso que o ar, não se perde por conta de pequenos vazamentos, mas acaba perdendo muito de sua pressão ao longo do trajeto dos centros produtores até os centros consumidores.

  • E.

    As empresas clandestinas de instalação de gás retiram a maior parte da pressão do gás natural que deveria chegar aos centros consumidores.