Imagem de fundo

A estrutura da capacidade instalada do sistema elétrico brasileiro conta com diversas f...

A estrutura da capacidade instalada do sistema elétrico brasileiro conta com diversas fontes de produção de energia, sendo a hídrica a mais importante de todas. De acordo com os dados de 2007 do Operador Nacional do Sistema, as usinas hidrelétricas acima de 30 MW representavam 76,36 % da capacidade instalada. Com relação à geração de energia elétrica no sistema brasileiro, assinale a afirmação correta.

A

Quase todo o potencial hidrelétrico brasileiro foi desenvolvido, em especial, nas regiões economicamente mais industrializadas do país.

B

O custo de produção de energia em hidrelétricas é baixo, apesar da dependência do custo de combustíveis, o que também é observado nas termelétricas, justificando, assim, o aumento da participação destes empreendimentos na matriz energética nacional.

C

A geração termelétrica convencional a carvão apresenta a capacidade de alternar o nível de produção rapidamente.

D

A inserção de usinas térmicas no sistema permite a complementaridade com os sistemas hidrelétricos, em especial, quando as condições hidrológicas são favoráveis.

E

A tecnologia do ciclo combinado utilizado em usinas termelétricas consiste basicamente no acoplamento de sistemas a vapor e a gás no mesmo ciclo, aproveitando- se a descarga dos gases da turbina na geração de vapor, o que aumenta o rendimento do sistema.