Questão 993713 - Geração de Energia
Concurso: Polícia Civil do Piauí - PI (PC/PI/PI) 2018
Cargo: Perito Criminal - Área Engenharia Elétrica
Banca: Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE/UESPI)
Nível: Superior
Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Sistemas Elétricos de Potência Geração de Energia
- A. A energia elétrica produzida por uma usina hidrelétrica a reservatório provém da energia potencial da água armazenada no reservatório, que é convertida em energia elétrica, quando um volume de água é conduzido, sob pressão, pelo canal de adução até o conjunto turbina-gerador.
- B. A potência disponível no gerador da unidade hidrelétrica pode ser definida como a energia elétrica produzida por unidade de tempo, além de ser dependente da vazão imposta no período considerado.
- C. As turbinas do tipo Pelton são apropriadas aos locais de baixa queda dágua, porque proporcionam melhor eficiência no processo de conversão de energia.
- D. O duto de saída de água, localizado após a passagem da água pela turbina, é denominado duto de sucção.
- E. Em uma usina hidrelétrica a reservatório, o volume de água excedente no reservatório, que pode ser regularizado pelo vertedouro, não contribui para a geração de energia elétrica da usina.