Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Sistemas Elétricos de Potência Calibração/Ajuste e Regulagem de Sistemas de medição

Conforme a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), as concessionárias de distribuição de energia podem fazer um acréscimo ao valor a ser pago pelo consumo de energia elétrica se o fator de potência medido na alimentação da instalação do consumidor assumir valores inferiores a 0,92. Qual o principal motivo por que as concessionárias atuem dessa forma?
  • A. Possibilitar a realização do mesmo trabalho com menor valor de corrente na alimentação da instalação, obtendo um melhor aproveitamento dos equipamentos de transmissão e de distribuição de energia.
  • B. Reduzir a energia ativa utilizada pela instalação, de modo a proporcionar economia para o consumidor e para a concessionária.
  • C. Possibilitar um aumento no custo da energia cobrada pela concessionária, de modo a ampliar o seu faturamento para possibilitar novos investimentos.
  • D. Possibilitar a redução da energia necessária para alimentar a instalação, porém, de modo que possa continuar realizando o mesmo trabalho.
  • E. Possibilitar a obtenção de maior corrente na entrada da instalação para permitir o funcionamento dos equipamentos com maior potência.