Imagem de fundo

Nas instalações elétricas. os condutores são empregados para conduzir corrente com enco...

Nas instalações elétricas. os condutores são empregados para conduzir corrente com encordoamento adequado para cada aplicação. São instalados em condutos como, por exemplo, eletrodutos embutidos ou aparentes, enterrado no solo ou em parede, em bandeja, eletrocalhas, canaletas, contendo vários circuitos agrupados, funcionando (carregados) com temperatura que deve ser suportada pela isolação e com tensão suportada pelo isolamento. Além disso, a secção transversal do condutor deve ser tal que permita conduzir a corrente elétrica calculada para alimentar a carga, chamada corrente do projeto (Ir). Sobre o dimensionamento dos circuitos e a escolha dos métodos de instalação, segundo a NBR 5410, é correto afirmar o seguinte
A
nos circuitos monofásicos a três condutores (circuitos alimentadores de transformadores monofásicos com tap central no secundário), o número de condutores carregados a ser adotado no dimensionamento é 3.
B
o fator de correção dos condutores fase é aplicado quando o carregamento no neutro não acompanha as variações dos carregamentos das fases (circuitos com percentual de corrente harmônica de 3ª ordem de 15 a 45%), cujo valor depende do método de instalação
C
o fator de correção de agrupamento aplicado aos condutores em um mesmo eletroduto é calculado para todos os condutores vivos, mesmo que o regime de funcionamento normal seja menos que 100%.
D
se o agrupamento for constituído, ao mesmo tempo, de cabos bipolares e tripolares, deve-se considerar o número total de cabos como sendo a soma de cada cabo multipolar.
E
um agrupamento com N condutores isolados, ou N cabos unipolares, pode ser considerado composto tanto de N/2 circuitos com dois condutores carregados quanto de N/3 circuitos com três condutores carregados.