Imagem de fundo

Na reforma das salas de um escritório, serão substituídos os condutores elétricos e as ...

Na reforma das salas de um escritório, serão substituídos os condutores elétricos e as luminárias, por novas e mais eficientes. O projetista especificou, para cada sala alimentada por 220 volts, um disjuntor com condutor de fase de cobre na cor verde, de 1,5 mm2 de seção reta, para atender tanto às novas luminárias (duas por sala, de 18 W cada) quanto às tomadas para computadores (dois por sala, de até 300 W cada). Com base na norma brasileira pertinente para instalações elétricas de baixa tensão, assinale a opção correta acerca da situação apresentada.

A

O condutor especificado não atende ao critério de seção mínima para condutores de força.

B

O projeto está adequado, visto que a corrente de carga resultante é extremamente igual à corrente suportada pelo condutor especificado.

C

As cargas de iluminação e de força podem compartilhar o mesmo disjuntor, sempre que esta opção resultar em economia de disjuntores para o custo total da reforma.

D

Como precaução, visando garantir a segurança, considerando um aumento de carga (instalação de mais um computador na sala, por exemplo), o projetista deveria sempre especificar condutor com seção reta igual ou superior a 6 mm2.

E

O condutor de fase deveria ser especificado na cor azul, no lugar do verde.