Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Instalações Elétricas e Projetos Elétricos Manutenção dos equipamentos elétricos

Não caracteriza uma atividade de manutenção preventiva em instalações elétricas:
  • A. inspecionar o estado de isolação dos condutores e de seus elementos de conexão, fixação e suporte, com vistas a detectar sinais de aquecimento excessivo, rachaduras e ressecamento.
  • B. verificar a estrutura dos quadros e painéis observando o estado geral quanto à fixação, integralidade mecânica, pintura, corrosão, fechaduras e dobradiças.
  • C. substituir isoladores utilizados em ramal de ligação na tensão de 380/220V devido a dano causado por vandalismo.
  • D. inspecionar, para componentes com partes internas móveis, o estado dos contatos e das câmaras de arco, sinais de aquecimento, limpeza, fixação, ajustes e aferições – se possível, realizar algumas manobras no componente, verificando seu funcionamento.
  • E. efetuar ensaio geral de funcionamento, simulando todas as situações de comando, seccionamento, proteção, sinalização e observando, também, os ajustes e aferições dos componentes (relés, sensores, temporizadores etc.), bem como a utilização de fusíveis, disjuntores, chaves seccionadoras, etc., em conformidade com o projeto.