Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Sistemas Elétricos de Potência Transmissão Linhas de Transmissão

As cadeias de isoladores, utilizadas tanto nas linhas aéreas como em subestações, são submetidas a esforços mecânicos e elétricos. Sobre os aspectos que devem ser considerados para que esses esforços sejam atendidos adequadamente, responda qual das alternativas está correta:

  • A.

    O formato dos isoladores reduz a distância de escoamento da corrente, reduzindo consequentemente a corrente de fuga que passa por ele.

  • B.

    Os isoladores de vidro temperado geralmente sofrem pequenas rupturas, perdendo a capacidade de isolação. Já os isoladores de cerâmica se despedaçam sendo fácil a visualização da falta do isolador.

  • C.

    O comprimento dos isoladores de suspensão está relacionado ao nível de sobretensão que eles devem suportar seja em regime permanente ou em transitórios.

  • D.

    Os isoladores fabricados com fibras de vidro ou de carbono tem preço compatível com isoladores de cerâmica e vidro temperado, entretanto, não são muito utilizados devido ao inconveniente que só garantem o nível de isolamento requerido com comprimentos mais elevados.

  • E.

    Os isoladores utilizados para apoio e suspensão tem a característica de ter seu isolamento não regenerativo.