Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Transformadores e Máquinas Elétricas

Motores de baixa potência podem ser instalados conectados por ligação direta a linha (rede de alimentação) que proporciona a chamada partida direta. Porém, para motores de potência elevada, a linha pode não ser capaz de prover, na tensão nominal, a corrente requerida para partida do motor, ou a corrente de partida pode perturbar a linha, produzindo flutuações de tensão e afetando outros equipamentos. Nestes casos, são necessários métodos para limitar a corrente de partida. Em relação a partida de motores é correto afirmar o seguinte:
  • A. na partida com tensão reduzida com autotransformador utilizam-se taps que variam de 10% a 50% da tensão nominal.
  • B. na partida por fase dividida de um motor do tipo gaiola de esquilo ligado em 220/440V, somente uma seção estrela é empregada.
  • C. a partida do motor de indução de rotor bobinado pode será ajustada por meio de resistências externas ligadas ao rotor por anéis comutadores.
  • D. limitando-se a corrente do circuito do rotor bobinado por meio de resistências externas, pode-se permitir torque mais elevados com uma corrente de linha do estator consideravelmente reduzida.
  • E. o motor de indução com rotor de dupla gaiola pode partir com ligação direta a linha (rede de alimentação), pois, conforme o motor acelera, crescem a frequência do rotor e a impedância do enrolamento mais interno, fazendo com que menos corrente seja induzida.