Imagem de fundo

Motores elétricos são máquinas rotativas capazes de conversão eletromecânica de energia...

Motores elétricos são máquinas rotativas capazes de conversão eletromecânica de energia e podem ser classificados como alimentados em corrente contínua (CC) ou em corrente alternada (CA). São responsáveis pela maior parcela de consumo de energia elétrica nas indústrias. Os estudos para redução de perdas e desenvolvimento de acionamentos eficientes devem ser considerados na elaboração de projetos de instalações elétricas. Em relação aos motores elétricos, sua seleção e funcionamento é correto afirmar o seguinte:
A
os motores CC possuem menor eficiência devido a necessidade do uso de anéis coletores.
B
o motor CA pode ser de rotor bobinado ou laminado (rotor gaiola de esquilo ou simplesmente gaiola) com condutores curto circuitados por anéis terminais descontínuos.
C
os motores CA de rotor bobinados síncronos possuem seus enrolamentos do rotor ligados a resistências para controle de velocidade.
D
para mudar o sentido de rotação de motores de indução trifásicos basta trocar a conexão das três fases que alimentam o motor.
E
a velocidade mecânica do motor em RPM é igual a 120 vezes a frequência da rede de alimentação dividida pelo número de polos do motor.