Imagem de fundo

Inversores são conversores estáticos de energia que conformam a energia elétrica de cor...

Inversores são conversores estáticos de energia que conformam a energia elétrica de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Para circuitos trifásicos pode-se empregar estrutura em ponte, como mostrado na figura 6(a). Um esquema simples de chaveamento usando esta estrutura pode produzir uma tensão alternada com forma de onda quadrada na carga, como mostra a figura 6(b).

O chaveamento da tensão para a carga entre +Vcc e -Vcc produz uma onda quadrada na carga, como a mostrada na figura 6(b). Por não ser perfeitamente senoidal, a forma de onda da tensão de saída possui um teor harmônico. Uma forma de verificar o teor harmônico é por meio de um índice chamado taxa de distorção harmônica (TDH). Sobre esquema de chaveamento, forma da tensão de saída e harmônicas geradas por um inversor, é correto afirmar o seguinte:

A
um inversor de frequência monofásico de onda quadrada em ponte não pode controlar a amplitude da tensão de saída da componente da frequência fundamental, a não ser que o barramento CC seja ajustável.
B
a tensão V de saída apresentada na figura 6(b) é tensão fase-fase na carga.
C
o controle das chaves para um inversor usando PWM pode produzir harmônicas da tensão de saída de amplitudes maiores que a fundamental.
D
o controle das chaves para um inversor usando PWM pode produzir harmônicas da tensão de saída de amplitudes maiores que a fundamental.
E