Imagem de fundo

Na rebobinagem de motores elétricos, deve-se

Na rebobinagem de motores elétricos, deve-se

A

secar o motor quando seu enrolamento for contaminado por excessiva umidade, com temperatura de aquecimento superior a 90 °C, se medida por meio de termômetro, ou de 100 °C quando medida por sensor de temperatura.

B

substituir o isolamento do motor e o rotor nos casos em que este apenas apresentar redução de sua resistência de isolamento.

C

dar preferência ao emprego de "sopro" para remoção de impurezas nos enrolamentos ao uso de limpeza por sucção, para que se elimine a possibilidade de danificar as bobinas.

D

aplicar calor a uma temperatura de cerca de 15 °C acima da temperatura ambiente para prevenir contra a absorção de umidade pelo motor, nos períodos prolongados de utilização, que favorecem a absorção de umidade, reduzindo a resistência de isolamento.

E

utilizar, para lavagem dos enrolamentos, produtos desengordurantes apropriados que não agridam o pacote de chapas metálicas nem o bobinado. Impurezas muito aderentes podem ser escovadas com suavidade. Após a limpeza, deve-se secar o estator usando estufa com temperatura controlada.