Imagem de fundo

As máquinas CC são consideradas muito versáteis, apresentando grande variedade de carac...

As máquinas CC são consideradas muito versáteis, apresentando grande variedade de características, além da facilidade com que podem ser controladas em aplicações que exigem ampla faixa de velocidades ou de controle preciso de saída do motor. Em relação às máquinas CC, assinale a alternativa correta.
A
Os geradores com excitação independente não são aplicados em sistemas realimentados de controle, quando é necessário controlar a tensão de armadura dentro de uma ampla faixa.
B
O escorvamento é tipicamente iniciado por grande quantidade de magnetismo na estrutura do campo.
C
A força magnetomotriz (FMM) da armadura causa efeitos bem definidos sobre a distribuição espacial do fluxo de entreferro e sobre a magnitude do fluxo líquido por polo. No primeiro caso, influencia diretamente os limites de uma comutação bem-sucedida e, no segundo caso, influencia a tensão gerada e o conjugado por unidade da armadura.
D
O faiscamento é um efeito desejado em uma máquina CC, preservando e prolongando a vida útil do comutador e das escovas.
E
Entre as características essenciais de uma máquina CC, encontra-se o estator de polos salientes e excitado por uma ou mais bobinas de campo. O fluxo criado pelos enrolamentos de campo no entreferro não é simétrico em relação à linha central dos polos de campo.