Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Transformadores e Máquinas Elétricas

Os métodos mais comuns de partida de motores de indução monofásicos utilizam, como recurso, a criação de campos magnéticos bifásicos nos enrolamentos auxiliares ligados em paralelo com o enrolamento principal. Em relação a esses métodos assinale a afirmativa correta.
  • A. Fase auxiliar em série com capacitor de regime: neste método de partida o capacitor em série com o enrolamento auxiliar fica permanentemente conectado em série com o enrolamento principal.
  • B. Fase auxiliar: o enrolamento auxiliar é deslocado espacialmente do principal de 90° graus elétricos e projetado para ser menos indutivo e, com resistência elétrica maior que do enrolamento principal, tornando-se defasadas no tempo para gerar campos girantes.
  • C. Fase dividida combinada a capacitores de partida e de regime: neste caso aproveita-se o capacitor permanente na partida, além do outro capacitor específico para a partida. Esta configuração resulta no pior desempenho do motor monofásico, quando comparada com as demais.
  • D. Fase auxiliar em série com capacitor de partida: as correntes defasadas nos dois enrolamentos são obtidas com a inserção de um capacitor eletrolítico seco em paralelo com o auxiliar. Uma chave centrífuga desconecta o auxiliar em série com o capacitor, quando a velocidade de eixo está próxima da síncrona.