Imagem de fundo

Os métodos mais comuns de partida de motores de indução monofásicos utilizam, como recu...

Os métodos mais comuns de partida de motores de indução monofásicos utilizam, como recurso, a criação de campos magnéticos bifásicos nos enrolamentos auxiliares ligados em paralelo com o enrolamento principal. Em relação a esses métodos assinale a afirmativa correta.
A
Fase auxiliar em série com capacitor de regime: neste método de partida o capacitor em série com o enrolamento auxiliar fica permanentemente conectado em série com o enrolamento principal.
B
Fase auxiliar: o enrolamento auxiliar é deslocado espacialmente do principal de 90° graus elétricos e projetado para ser menos indutivo e, com resistência elétrica maior que do enrolamento principal, tornando-se defasadas no tempo para gerar campos girantes.
C
Fase dividida combinada a capacitores de partida e de regime: neste caso aproveita-se o capacitor permanente na partida, além do outro capacitor específico para a partida. Esta configuração resulta no pior desempenho do motor monofásico, quando comparada com as demais.
D
Fase auxiliar em série com capacitor de partida: as correntes defasadas nos dois enrolamentos são obtidas com a inserção de um capacitor eletrolítico seco em paralelo com o auxiliar. Uma chave centrífuga desconecta o auxiliar em série com o capacitor, quando a velocidade de eixo está próxima da síncrona.