Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Gerenciamento de projetos e obras Orçamentação

Com relação à indispensável análise econômico-financeira para a implantação de empreendimento hidrelétrico, assinale a opção correta.

  • a.

    A quantificação da obra envolve o cálculo de diversos quantitativos, entre os quais se incluem os volumes de concreto, de escavação em terra e em rocha, o número e os tipos de comportas e de turbinas hidráulicas e de geradores elétricos.

  • b.

    O cálculo de custos é uma das etapas mais simples da análise, sendo suficiente que seja obtido o custo unitário, em R$/kW, com base em equações que relacionam o custo às várias estruturas e componentes da central hidrelétrica.

  • c.

    A avaliação dos benefícios da central hidrelétrica é um ponto de relativa incerteza, pois, apesar da independência com relação ao mercado e à hidrologia, depende da incerta definição da vida útil do empreendimento.

  • d.

    Para a tomada de decisão quanto à viabilidade do empreendimento, é suficiente que o empreendedor oriente-se por apenas dois índices: o tempo de retorno do investimento e a taxa interna de retorno. Quanto maiores forem esses índices, mais vantagens terá o empreendedor.

  • e.

    O cronograma físico-financeiro é desenvolvido da seguinte forma: conhecendo as suas reais possibilidades de desembolso financeiro ao longo do tempo e o custo de cada etapa da obra, o empreendedor desenvolve um cronograma físico compatível.