Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Sistemas Elétricos de Potência Geração de Energia Geração Hídrica

Acerca de aspectos inerentes aos estudos necessários à implantação de empreendimento hidrelétrico, assinale a opção incorreta.

  • a.

    O reservatório exige atenção especial por seus aspectos energéticos e ambientais, sendo que suas características são conseqüência natural do barramento do curso d'água e da topografia a montante deste barramento.

  • b.

    O projeto de uma barragem deve permitir que ela, quando construída, satisfaça a duas condições: ter estabilidade para qualquer condição de carga e apresentar perfeita estanqueidade. Para isso, na estrutura da barragem, devem ser previstos sistemas que permitam escoar quaisquer vazões extremas. Esses sistemas incluem os extravasores e as comportas.

  • c.

    A transposição de vazões implica a transposição de dados de postos fluviométricos que, em princípio, devem estar próximos e ter áreas de drenagem semelhantes à da bacia correspondente do posto objeto do estudo. Em princípio, a transposição de vazões tem por base a hipótese de se terem vazões específicas iguais nas bacias.

  • d.

    Existem certos períodos, determinados em função das condições hidrológicas ao longo do tempo, que são de fundamental importância nos estudos de implantação de uma central hidrelétrica. Entre eles, encontram-se o período crítico e o período seco, sendo que este equivale aos meses do período crítico determinado para um ano.

  • e.

    São exemplos de níveis e quedas importantes no projeto de centrais hidrelétricas: nível de cheia máxima excepcional, nível mínimo de operação e queda bruta máxima.