Imagem de fundo

A norma NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define que a divisã...

A norma NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define que a divisão da instalação em circuitos terminais deve ser realizada de modo a atender, dentre outras, as seguintes exigências de: segurança, conservação de energia, funcionalidade, produção e manutenção e ainda, com relação a esta divisão define algumas regras que devem ser atendidas, dentre as quais se define como verdadeiro que:

A

Devem ser previstos circuitos distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada mas se admite, como exceção à regra, que estes sejam unificados em um circuito comum desde que sejam atendidas simultaneamente as seguintes exigências: a corrente de projeto deste circuito comum não seja superior a 25A; os pontos de iluminação não sejam alimentados em sua totalidade por um só circuito, caso este circuito seja comum; e os pontos de tomada não sejam alimentados por um só circuito, caso este circuito seja comum.

B

Devem ser previsto circuitos exclusivos para pontos de tomada e iluminação de cozinhas. Os demais cômodos podem ter seus pontos de tomada e iluminação agrupados em um mesmo circuito.

C

Todo ponto de utilização previsto para alimentar, de modo exclusivo ou virtualmente dedicado, equipamento com corrente superior a 6A deve constituir um circuito independente.

D

Devem ser previstos circuitos distintos para pontos de iluminação e para pontos de tomada e não são admitidas exceções à regra de modo a garantir a exigência com relação ao quesito de manutenção e funcionalidade.

E

Devem ser previstos circuitos exclusivos destinados à alimentação de tomadas de cozinhas, copas, copa-cozinhas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos.