Imagem de fundo

A Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade (Abracopel),...

A Associação Brasileira de Conscientização para os perigos da Eletricidade (Abracopel), deste 2013, divulga anualmente dados referentes aos acidentes de origem elétrica no Brasil. Conforme divulgado no Anuário Estatístico publicado em 2019 referente ao ano de 2018, ocorreram 1424 acidentes elétricos em 2018, sendo que 836 foram ocasionados por choque elétrico, ou seja, 59% do total e 622 foram fatais. A fim de se garantir proteção contra tais acidentes em instalações elétricas de baixa tensão, a norma NBR 5410 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) exige algumas medidas as quais são agrupadas em três tipos de proteção: proteção básica, proteção supletiva e proteção adicional. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que aponta medidas apenas do grupo de proteção básica.

A

Uso de barreira ou invólucro; equipotencialização e seccionamento automático da alimentação; uso de proteção diferencial-residual de alta sensibilidade.

B

Isolação ou separação básica; limitação da tensão; equipotencialização e seccionamento automático da alimentação.

C
Uso de barreira ou invólucro; limitação da tensão; isolação ou separação básica.
D

Uso de proteção diferencial-residual de alta sensibilidade; separação elétrica; equipotencialização e seccionamento automático da alimentação.

E

Isolação ou separação básica; uso de barreira ou invólucro; equipotencialização e seccionamento automático da alimentação.