Imagem de fundo

A ABNT, na NBR P-NB-158, considera como especialmente perigosas áreas em que existam ou...

A ABNT, na NBR P-NB-158, considera como especialmente perigosas áreas em que existam ou em que é provável que existam produtos de petróleo inflamáveis, com ponto de fulgor inferior a 21º C e manuseio, processamento ou armazenamento de produtos de petróleo inflamáveis, com ponto de fulgor inferior a 93º C, em locais onde a temperatura ambiente seja superior a seu ponto de fulgor.

Assim, transformadores e capacitores deverão ser instalados em cabinas previamente aprovadas para esse fim, com determinadas características, obedecendo às normas brasileiras a esse respeito.

Logo,
A

nessas cabinas, não deverão existir portas ou aberturas para áreas perigosas, porém deve existir ampla ventilação interna com a finalidade de remover continuamente eventuais gases e vapores.

B

nessas cabinas, deverão existir portas ou aberturas, mesmo que para áreas perigosas, com o objetivo de providenciar ampla ventilação, a fim de remover continuamente eventuais gases e vapores para fora do ambiente.

C

nessas cabinas, deverão existir portas ou aberturas, mesmo que para áreas perigosas, e hidrantes adequados para debelar focos de incêndio que possam ocorrer.

D

as tomadas de ventilação dessas cabinas deverão alcançar as áreas perigosas, que possuem ambientes com contaminação, para melhor remover gases e ou vapores.

E

os dutos e as passagens de ventilação deverão ter dimensões convenientes, interligando as cabinas com essas áreas perigosas, para que, no caso de haver ignição de mistura inflamável, possam proporcionar um alívio de pressão.