Considerando a alimentação de motores de indução, na
proteção contra sobrecorrentes, normalmente se utilizam os
fusíveis na proteção contra curto-circuitos, e o relé bimetálico
ou térmico na proteção contra sobrecargas. Essa distribuição
se deve, principalmente, ao seguinte fato:
A
Os valores nominais dos fusíveis não têm muita precisão;
logo, não são adequados para esta aplicação, e, mesmo
havendo fusíveis de corrente nominal próxima a do
motor, não apresentarão boa proteção.
B
A corrente de partida de um motor é sempre muito
elevada. Portanto, para a adequada proteção do motor,
não se deve utilizar fusíveis.
C
As sobrecargas em um motor não ocasionam problemas
em um intervalo de tempo pequeno, como um curtocircuito.
Portanto, para esta função, pode ser um fusível
retardado.
D
O curto-circuito no motor tem um valor de corrente
próximo ao da corrente de partida no acionamento do
motor, e, para evitar a sobrecarga, deve ser um fusível
rápido atuando em conjunto com o relé bimetálico.
E
Para suportar a sobrecorrente de partida dos motores, os
fusíveis, mesmo sendo retardados, devem ser de
corrente nominal bem acima da corrente nominal do
motor e portanto não protegem contra sobrecarga.