Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Proteção de sistemas elétricos

A figura precedente ilustra esquematicamente um para-raios (elemento A) utilizado como equipamento de proteção apropriado de um transformador de potência (elemento T), o qual é atendido por uma linha de transmissão (elemento L). Com relação a esse tipo de proteção e aos equipamentos envolvidos nesse sistema, assinale a opção correta.

  • A. No esquema apresentado, o para-raios desempenha função de proteção similar à de um disjuntor comandado por relé de distância associado à proteção de linha de transmissão.
  • B. Se o para-raios for de carboneto de silício com centelhadores, então o nível de proteção contra impulsos de manobra para esse equipamento será determinado pelo valor médio da tensão residual, obtida quando o para-raios é submetido a um impulso de corrente com tempo de crista adequadamente ajustado.
  • C. Caso um impulso de tensão incida na linha de transmissão e o para-raios venha a atuar, a isolação do transformador estará completamente protegida, uma vez que o impulso de tensão não é transmitido para o transformador.
  • D. A tensão residual do para-raios é determinada conhecendo-se a corrente de curto-circuito fase-terra no local em que o transformador é instalado.
  • E. Se for do tipo óxido metálico sem centelhadores, o para-raios apresentará níveis de proteção contra impulsos atmosféricos e contra impulsos de manobra.