Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Proteção de sistemas elétricos

O aterramento elétrico tem como função proteger o usuário das descargas atmosféricas, de cargas estáticas acumuladas nas carcaças dos equipamentos, além de facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção, através da corrente desviada para a terra. De acordo com a Norma 5410/97, os sistemas de aterramento das instalações de baixa tensão usando uma simbologia própria. Assim, TN-C tem por significado
  • A. T – um ponto diretamente aterrado / N – massas ligadas diretamente ao ponto de alimentação aterrado / C – neutro e proteção em um único condutor.
  • B. T – um ponto diretamente aterrado / N – massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto de alimentação / C – neutro e proteção assegurados por condutores distintos.
  • C. T – isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento através de uma impedância / N – massas diretamente aterradas, independentemente do aterramento eventual de um ponto de alimentação / C – neutro e proteção em um único condutor.
  • D. T – isolação de todas as partes vivas em relação à terra ou aterramento através de uma impedância / N – massas ligadas diretamente ao ponto de alimentação aterrado / C – neutro e proteção assegurados por condutores distintos.