Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Telecomunicações

Em referência à telefonia, ao PABX e ao PBX, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O PABX é uma central telefônica automática, de uso privado, que visa gerenciar as comunicações de voz, concentrando várias linhas e ramais de usuários. Tem, como características principais, a ligação à central de telefonia pública por meio de linhas tronco e o processamento automático das chamadas internas (entre ramais) e das chamadas originadas por ramais privilegiados para a rede externa pública.

  • B.

    O PBX é uma central privada de comutação telefônica, ligada à rede pública por meio de linhas tronco. Exige a intervenção da operadora do PBX (manual) para completar as chamadas internas (entre ramais) e as externas (entre ramais e a rede pública).

  • C.

    O PBX é considerado evolução do PABX, equipamento manual que exige a interferência de um operador para completar as chamadas. Para controle de ligações, normalmente o PBX gera informações de bilhetagem, ou seja, qual ramal ligou, para que número, quando, quanto tempo durou a ligação, entre outras.

  • D.

    O PABX virtual é composto de muitas centrais públicas digitais, de tecnologia CPA (controle por programa armazenado), dispõem de recursos que permitem oferecer facilidades semelhantes às dos sistemas PABX usados nas empresas.