Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Proteção de sistemas elétricos Equipamentos de proteção (relés, disjuntores, fusíveis etc)

Com relação às funções e características de um sistema de proteção, analise as proposições e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. 



( ) Seletividade é uma qualidade inerente de um sistema de proteção, associada à coordenação de relés, e tem como objetivo assegurar a máxima continuidade do serviço e garantir que a menor área possível do sistema seja desligada na ocorrência de falhas. 

( ) A proteção direcional de sobrecorrente possui como uma de suas principais funções a comparação de fases de sinais de tensão e de corrente. 

( ) Dentre os requisitos básicos de um sistema de proteção estão velocidade, economia e simplicidade. Logo, a combinação de seletividade cronométrica com a seletividade lógica aumenta os tempos de eliminação de faltas. 

( ) É correto afirmar que, por ordem crescente de complexidade dos equipamentos estão: fusíveis, chaves seccionadoras, relés de sobrecorrente direcionais e relés de sobrecorrente de tempo extremamente inverso com função de ajuste de atrasos de tempo. 

( ) A principal vantagem da coordenação de relés de sobrecorrente via seletividade cronométrica por tempo inverso em sistemas de distribuição radiais é que: quanto maior a corrente e mais próximo o relé estiver da subestação, mais rápido ele atuará.


Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
  • A.

    ( ) V – F – V – F – V

  • B.

    ( ) F – V – V – F – F

  • C.

    ( ) V – V – F – F – F

  • D.

    ( ) V – F – F – F – F

  • E.

    ( ) V – V – F – F – V