Imagem de fundo

Um relé eletromecânico de sobrecorrente instantânea, com ajuste de tempo definido (ANSI...

Um relé eletromecânico de sobrecorrente instantânea, com ajuste de tempo definido (ANSI 50), possui duas bobinas de corrente, com entradas para corrente secundária de 1,0 [A] ou 5,0 [A], ajuste do multiplicador de corrente de pickup, ajuste do tempo definido, uma saída a relé de pickup, normalmente aberta, e uma saída a relé de trip, normalmente aberta. A respeito desse equipamento,
A
todas as bobinas de corrente devem ser ligadas para prover uma grandeza de polarização e uma grandeza de atuação para o equipamento.
B
a saída de pickup normalmente aberta se torna um contato elétrico fechado se a corrente em uma das bobinas do relé for superior à corrente ajustada no multiplicador de corrente de pickup. Assim que a corrente diminui, a saída de pickup volta a abrir.
C
o ajuste de tempo definido permite modificar o limiar de atuação de corrente do relé, permitindo seu ajuste para diferentes correntes de atuação, conforme a aplicação.
D
a saída de trip normalmente aberta se torna um contato elétrico fechado assim que o relé identificar uma situação de sobrecorrente, permanecendo fechada até que um usuário faça o reset ou desarme sua função de lockout (ANSI 86).
E
o ajuste do multiplicador de corrente de pickup permite a seleção de uma ou mais curvas de tempo versus corrente, conforme a necessidade de coordenação da atuação do relé, com características inversa, extremamente inversa e muito inversa.