Imagem de fundo

O retificador de meia onda consiste em um circuito para remover metade de um sinal de c...

O retificador de meia onda consiste em um circuito para remover metade de um sinal de corrente alternada de entrada, transformando-o em um sinal de corrente contínua. É constituído basicamente de um transformador, um diodo e uma carga. O inicio da retificação se da no recebimento de um sinal de corrente alternada, que passa por um transformador que abaixa a tensão advinda da rede. A relação entre a tensão de entrada e de saída do transformador está diretamente relacionada ao número de espiras de cada um dos rolamentos do transformador (primário e secundário). Marque o item FALSO.
A
Após ser transformado, o sinal senoidal de entrada passa por um diodo (polarizado diretamente), que permite apenas a passagem do semiciclo positivo, retificando o sinal.
B
O retificador começa a funcionar apenas quando a tensão de entrada ultrapassa a tensão do diodo, que até esse momento não conduzirá corrente, funcionando como uma chave aberta. Ao passar pelo diodo, a tensão de entrada sofre um aumento em seu valor, que varia de acordo com seu material.
C
No circuito retificador, o diodo pode ser polarizado de forma reversa, de forma a permitir apenas a passagem do semiciclo negativo.
D
A tensão de saída do retificador de meia onda pode ser lida colocando-se um voltímetro em paralelo com a carga.