Questão 1048183 - Automação e Controle

Concurso:

Cargo:

Banca:

Nível:

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica Automação e Controle

Um Engenheiro de Controle e Automação utilizou a modelagem no domínio da frequência para determinar parâmetros de um sistema de controle e conclui que
  • A. essa técnica permite definir a relação da tensão de saída com a tensão de entrada em um circuito por meio de uma função de transferência, porém não permite a análise de sistemas mecânicos, pois são classificados como não-lineares quadráticos.
  • B. a relação entre a tensão de saída e a tensão de entrada em um circuito com amplificadores operacionais considera que as admitâncias de componentes em paralelo sempre se multiplicam.
  • C. os sistemas mecânicos possuem dois componentes lineares passivos e um ativo, sendo a mola, a massa e o amortecedor viscoso, respectivamente.
  • D. as equações de movimento dos sistemas translacionais são idênticas às equações dos sistemas mecânicos rotacionais, diferenciando-se apenas no que se refere ao diagrama de corpo livre, pois, nos sistemas rotacionais, há o componente de aceleração vertical angular e, nos translacionais, há a ação da força de atrito translacional.
  • E. em um sistema mecânico, o amortecedor viscoso é um elemento passivo dissipador de energia, enquanto em um sistema elétrico o indutor é um elemento passivo armazenador de energia.