Imagem de fundo

As subestações de transmissão precisam ter um alto desempenho pois processam montantes ...

As subestações de transmissão precisam ter um alto desempenho pois processam montantes significativos de energia elétrica. Falhas em seus equipamentos ou instalações podem ocasionar grandes desligamentos de carga. Portanto, em geral, os transformadores de potência trifásico são formados por bancos de transformadores monofásicos, pois se alguma unidade apresentar problema é possível a substituição por uma unidade reserva. Dessa forma, além de aumentar a disponibilidade, reduz-se o custo de manter uma unidade trifásica na reserva. Sobre a ligação formação de transformadores trifásicos a partir de transformadores monofásicos, responda:

A

Banco de transformadores monofásicos não podem ter ligação em delta-delta, pois precisam ter a ligação de pelo menos um dos lados conectado ao aterramento da instalação.

B

Ao realizar o ensaio de curto-circuito em uma das unidades monofásicas, a impedância de sequência positiva, em ohm, obtida pode ser utilizada como impedância do transformador trifásico equivalente independente da ligação.

C

A impedância de sequência zero de banco de transformadores monofásicos independem do tipo de ligação do transformador.

D

O banco de transformadores monofásicos tem o mesmo desempenho de transformadores trifásicos de núcleo envolvente

E

Um banco de transformadores monofásicos com ligação no secundário em Y aterrado e o primário em delta propagará corrente de sequência zero para o sistema. Nesses casos, recomenda-se um terceiro enrolamento em cada transformador conectado de forma a aprisionar essas componentes de sequência.