“As descargas atmosféricas causam sérias perturbações nas redes aéreas de transmissão de energia elétrica, além de provocarem danos materiais nas construções atingidas por elas, sem contar os riscos de vida a que pessoas e animais ficam submetidos. Tais danos e riscos poderiam ser evitados caso essas construções estivessem protegidas por Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).” (MAMEDE FILHO, 2007, p.605- adaptado).

Sobre SPDA, o que é correto afirmar?

  • A. Um SPDA projetado e instalado conforme a norma pertinente – NBR5419 – não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens.
  • B. O tipo e o posicionamento do SPDA devem ser estudados cuidadosamente, devendo tal estudo ser iniciado tão logo a construção da edificação esteja finalizada.
  • C. Tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis, metálicos ou n ão, devem possuir captores e condutores de descida como meio de prover um caminho de condução isolado de sua estrutura.
  • D. Caso o raio de proteção dos captores não seja atingido através de meios convencionais, admite-se o uso de meios artificiais destinados a aumentar esse raio, tais como os captores com formatos especiais, os de metais de alta condutividade ou, ainda, o emprego de materiais ionizantes.