“As descargas atmosféricas causam sérias perturbações nas redes aéreas de transmissão d...

“As descargas atmosféricas causam sérias perturbações nas redes aéreas de transmissão de energia elétrica, além de provocarem danos materiais nas construções atingidas por elas, sem contar os riscos de vida a que pessoas e animais ficam submetidos. Tais danos e riscos poderiam ser evitados caso essas construções estivessem protegidas por Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).” (MAMEDE FILHO, 2007, p.605- adaptado).

Sobre SPDA, o que é correto afirmar?

A
Um SPDA projetado e instalado conforme a norma pertinente – NBR5419 – não pode assegurar a proteção absoluta de uma estrutura, de pessoas e bens.
B
O tipo e o posicionamento do SPDA devem ser estudados cuidadosamente, devendo tal estudo ser iniciado tão logo a construção da edificação esteja finalizada.
C
Tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis, metálicos ou n ão, devem possuir captores e condutores de descida como meio de prover um caminho de condução isolado de sua estrutura.
D
Caso o raio de proteção dos captores não seja atingido através de meios convencionais, admite-se o uso de meios artificiais destinados a aumentar esse raio, tais como os captores com formatos especiais, os de metais de alta condutividade ou, ainda, o emprego de materiais ionizantes.