Dendrologia, em sentido amplo, abrange a identificação e classificação das árvores, a confecção de coleções, a distribuição geográfica, ecologia e descrição das suas características, além de indicar o emprego das mesmas. Sobre essa ciência assinale a opção INCORRETA.
O tamanho da copa, sua forma, tonalidade da cor de suas folhas e flores são características que, em conjunto, ou, às vezes, isoladamente, ajudam a identificar uma espécie arbórea, mesmo a distâncias consideráveis.
A chave dicotômica corresponde a um conjunto de características selecionadas, agrupadas em pares antagônicos, utilizadas para identificar um objeto dentre um grupo preestabelecido.
Lenho ou xilema é a parte do caule localizado entre a medula e a casca. É formado pelas células que o câmbio produz para o lado de dentro, onde o câmbio é um tecido meristemático secundário. Tem as funções de sustentação, armazenamento e condução de seiva bruta. É a parte mais importante do caule, fornecendo a madeira.
A ramificação monopodial ocorre quando, durante o desenvolvimento da árvore, predomina sempre o eixo principal, por atividade de uma única gema, a apical, a exemplo das espécies dos gêneros Eucalyptus, Pinus e Araucaria.
Raízes superficiais são aquelas em que há predominância do eixo principal sobre as raízes secundárias. A raiz principal penetra verticalmente no solo, emitindo raízes secundárias finas, em direção oblíqua. Ocorrem na maioria das essências florestais: eucalipto, jatobá, jequitibá, entre outras.