O corte é a primeira fase da colheita florestal e pode influenciar na realização das operações subsequentes. Essa fase compreende as operações de derrubada, desgalhamento, traçamento e empilhamento e é uma operação de grande importância por ser a etapa inicial do preparo da madeira.”
Fonte: MACHADO, Carlos Cardoso. Colheita florestal. 2. ed. Viçosa: Editora UFV, 2008. Adaptado.
A partir do fragmento de texto acima, analise as afirmativas a seguir.
I - O direcionamento da derrubada de árvores é um item essencial dentro do planejamento do corte florestal. As faixas de derrubada são planejadas para melhor se adaptar às rotas de extração, não considerando apenas a direção mas também a sequência de derrubada das árvores. Outros fatores considerados no planejamento são: terreno, distâncias, métodos de trabalho e direção do vento. Quando o corte não é feito de maneira ordenada e sistemática, reduz a produtividade e aumenta a intensidade do trabalho.
II - No corte em grande escala, ainda são usados métodos manuais e semimecanizados, como o machado e a motosserra, respectivamente. Apesar de apresentar alto rendimento operacional individual e ser mais seguro em comparação a métodos mecanizados de colheita, o uso da motosserra apresenta desvantagens como alto custo de aquisição e manutenção, além de elevado esforço físico, produção de ruídos (maiores que 85 decibéis) e vibrações transmitidas às mãos e braços do operador.
III - O Harvester pode ser caracterizado como um trator derrubador-acumulador, de pneus ou esteiras, que possui um implemento frontal que realiza o corte através do uso de um disco, sabre ou tesouro, acumulando as árvores cortadas (em forma de feixe) e, posteriormente, depositando-as no chão para facilitar a próxima operação (desgalhamento, traçamento ou arraste).
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
I.
II.
I e III.
II e III.
I, II e III.